Páginas

terça-feira, 2 de março de 2010

Maternidades no Rio

Desde que nasceu a filha de um grande amigo meu , a Maria Clara, decidi que queria que a minha bebê nascesse na Perinatal.
Além do papai e da mamãe da Maria Clara serem médicos e eu confiar 100% na opinião deles, me apaixonei pelo lugar, e , principamente, pelo berçário, que é de vidro e permite que todo mundo veja o bebê chegando nas mãos do papai , como se fosse um troféu.
Já que estava decidida que o parto seria lá, resolvi fazer o curso de gestantes na Perinatal. O curso foi ótimo e além de nos dar  segurança para dar banho , trocar fralda e etc , fomos apresentados ao centro cirúrgico , aos quartos , para que tivéssemos consciência de como seria o grande dia.
No decorrer do curso, algumas pessoas perguntaram sobre a escassez de vagas da casa, e a palestrante,enfaticamente, afirmou que: "a casa tem muito carinho pelos casais que fazem o curso de gestante" e que por esta razão, para estes casais ESTARIA GARANTIDA AO MENOS A SALA DE PRÉ-PARTO." BULLSHIT!
Conforme orientação do curso, ao se aproximar da data prevista para o parto (pretendia fazer parto normal) fiz a pré-internação pela internet.
Seguindo as instruções da minha obstetra, parei de trabalhar um pouco antes da data prevista para o parto , o que diga-se de passagem foi a melhor coisa que eu fiz.
Aliás, na hora que minha bolsa estourou estava vendo Estúdio i ( que passa todo dia às 14:00h), fato que rendeu até um beijo para Amanda na TV (http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1148882-7823-FRANCA+ANUNCIA+DESENVOLVIMENTO+DE+CORACAO+ARTIFICIAL,00.html) - è só clicar no link e esperar mais ou menos dois minutos e vinte segundos.
Como se sabe, o estouro da bolsa não significa, necessariamente, que o bebê irá nascer imediatamente, então, calmamente, tomei banho, peguei minha malinha e fui para Perinatal.
Chegando lá , foi atendida pelo assistente da minha obstetra, que me informou que a hora era aquela, mas que infelizmente,  não havia vagas para internação. Como assim???? Cadê a palestrante do curso de gestante???? Nem sinal dela...
Dizer que me senti enganada é pouco.
Nestas horas, a gente esquece o lado advogada e prefere encarar os fatos com  opções mais práticas, afinal, quem não nos quer não nos merece.
Bom , o que eu não sabia era que a minha saga ia durar tanto tempo. Sabia que as maternidades que predoninavam eram a São José e a Perinatal, mas não sabia que, praticamente, não havia outras opções.
Não tinha vaga em lugar nenhum no Rio de Janeiro, mas para minha sorte não estava tendo contrações.
O único lugar que conseguimos foi a Clínica Santa Bárbara em Botafogo. A Clínica deixa muito a desejar em termos de conforto e estética , mas como disse minha obstetra o que importa é o centro cirúrgico.
No final das contas , a Amanda nasceu no dia 10 de dezembro de 2008 , pesando 3,430Kg , medindo 50,5cm às 21:03h.
Termino este post com uma foto que mostra que nossa felicidade quando a Amanda nasceu.
Naquele momento , enebriada diante deste imenso e desmedido amor de mãe, percebi que nada mais importava e que dali para frente eu não era mais só a Tatiana, eu era a mãe da Amanda.


 



2 comentários:

  1. Imagina! I can't believe all you went through after your water broke!...but I'm glad both you and Amanda were safe. I guess that's most important! The title says it all, though. Wow. Is Perinatal like a hospital, clinic, or more like a birthing center?

    ResponderExcluir
  2. Hey Jess. It is a birthing center.
    Xoxo,Tati

    ResponderExcluir